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cross media arts

cross media arts

2a conferência internacional

artes sociais e colaboração

chamada de artigos

A partir do conhecimento e sensibilidade dos diferentes campos artísticos, sejam eles performativos, visuais ou projetuais, esperamos encontrar outras práticas e formas de colaboração para o bem comum — novas direções que são desenvolvidas através do cruzamento de uma variedade de processos inovadores.

Queremos trazer para um entendimento geral das artes, uma discussão relacionada com uma práxis que atravesse as fronteiras entre os territórios artísticos e outros saberes. Explorando a interseção de conhecimentos e metodologias, esperamos incentivar formas alternativas de representação e intervenção social, designadamente um modelo de colaboração entre criativos, makers, partes interessadas e comunidades que promovam a coesão social e cultural através de ações concretas com os cidadãos.

Convidamos artistas visuais, performers, designers, arquitetos, entre outros criativos, a partilhar e a expandir as suas práticas artísticas.

formato

Sessão principal com quatro oradores e um moderador, seguida por sessões paralelas com participantes moderadas por membros do Comité Científico.

local

A conferência terá lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, de 9 a 10 de fevereiro de 2023. Estão também previstas actividades paralelas no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.

Localização >

programa

Todas as sessões da XMA23 ocorrem no Auditório Lagoa Henriques.

A calendarização de sessões da conferência está disponível no programa >

No foyer da conferência vai estar em exposição o projeto participativo 'Arte na sua Porta?', desenvolvido por um coletivo de artistas através de uma parceria entre o Grupo de Escultura do CIEBA, a Câmara Municipal de Lisboa e a Comissão de Moradores da Quinta da Torrinha, para um trabalho de investigação no âmbito do Mestrado em Escultura da FBAUL.

painel
oradores principais
& moderador

Moderador do painel

Alastair Fuad-Luke é um facilitador, educador, investigador, consultor, escritor e ativista que explora a forma como o design é aplicado a questões sociais, ecológicas, económicas, políticas e educativas. Foi curador-geral da Porto Design Biennale 2021, Alter-Realidades: Desenhar o Presente. Durante 2016 - 2021 foi Professor Associado de Investigação em Design na Universidade Livre de Bozen-Bolzano, Tirol do Sul, Itália e Professor Associado de Práticas Emergentes de Design na Aalto ARTS, Universidade de Aalto, Helsínquia, Finlândia 2011-2015, onde trabalhou com o Desenvolvimento Regional de Lahti para implementar um 'co-design do eco-sistema' para a cidade. Esteve envolvido em vários projetos da União Europeia, incluindo Eco-innovera - Support Systems for Sustainable Entrepreneurship and Transformation (SHIFT), 2012-2016; e Leonardo Da Vinci - Design Education and Sustainability (DEEDS), 2006-2008. Colabora com diversas comunidades; o seu último projeto foi desenvolver muu-baa, uma rede para explorações "agro-culturais" no Tirol do Sul. Os seus livros incluem Field Explorations (2022), Agents of Alternatives (2015), Design Activism (2009) e The Eco-Design Handbook (2002).

Oradora principal do painel,
apresentação conjunta
com Jessy Medernach

S27 - Arte e Educação

Vera Fritsche estudou arquitetura paisagística na TU Dresden e trabalho social na Universidade Alice Salomon de Ciências Aplicadas, em Berlim. Posteriormente, alargou os seus conhecimentos sobre design e formas participativas de design público de um ponto de vista de poder-político. Seguiu-se a gestão da construção de um parque infantil inclusivo em Berlim, e o desenvolvimento de um sistema digital de orientação e informação para cegos. Desde 2016, é a diretora pedagógica do S27 - Arte e Educação em Berlim-Kreuzberg. É coordenadora do programa desde 2018 e gestora do projeto-piloto STADTWERK mrzn desde 2020. Trabalha há 10 anos no contexto de processos de projetos participativos no espaço público e tem lecionado o seminário do projeto 'Trabalho Social como Prática Urbana - Exploração e Apropriação Participativa de Espaços Públicos' na Universidade Alice Salomon de Ciências Aplicadas ao Trabalho Social desde 2020. Os seus interesses residem na mudança social, transformação do espaço urbano, prática urbana e organização crítica da comunidade. Em particular, nas ligações entre as práticas urbanas e o trabalho social, centrando-se nas sinergias partilhadas e no potencial de conceção futura em projetos inter-profissionais.

Oradora principal do painel,
apresentação conjunta
com Vera Fritsche

S27 - Arte e Educação

Jessy Medernach estudou Educação e tem um mestrado em Estudos da Infância e Direitos da Criança. Sempre se interessou pela interseção entre arte, educação e política e vê nela um grande potencial para a capacitação de crianças e jovens marginalizados. Em 2014, co-fundou a empresa social CUCULA - Refugees Company for Crafts and Design, que produzia e vendia mobiliário de design feito por refugiados, defendendo mais asilo social e regulamentos de trabalho. Atualmente coordena o projeto pré-vocacional BILDUNGSMANUFAKTUR na S27 - Arte e Educação, onde jovens com e sem experiência de refugiados podem descobrir e desenvolver o seu potencial em oficinas criativas. Uma equipa constituída por assistentes sociais, artistas, artesãos e designers apoia os jovens que tenham abandonado o sistema. Na sua opinião, soluções holísticas para os desafios sociais podem ser encontradas e implementadas através de trabalho interdisciplinar e intercultural.

Oradora principal do painel

Project Art Works

Kate Adams é artista, advogada e ativista. É diretora & CEO do Project Art Works e tem feito a curadoria de muitos projetos de apoio e colaboração com pessoas que têm necessidades complexas, famílias, prestadores de cuidados, artistas e galerias. Kate co-fundou o Project Art Works em 1997 para explorar um conceito alargado de arte que foi e continua a ser influenciado por Paul Colley, o seu filho, que tem necessidades de apoio profundas e complexas. O seu trabalho abrange a prática personalizada de estúdio, apoio de pares e filmes premiados, ações de arte, instalações e exposições. A prática de Kate questiona preconceitos sobre o que as pessoas podem e não podem fazer, quem são e como vivem, revelando outras formas de estar no mundo e de ver o mundo. Project Art Works: Co-vencedor do Film London Jarman Award 2020 pré-selecionado para o Turner Prize 2021; Nomeado pela DOCUMENTA 15 como um dos 15 coletivos globais "lumbung" para apresentar em Kassel, Alemanha, em 2022.

Orador principal do painel

Musicalmente

Paulo Lameiro é etnomusicólogo, pedagogo, comunicador e criativo português natural de Leiria. Depois de uma breve carreira como Barítono, tendo cantado a solo e integrado o Coro do Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa, dedicou-se ao ensino e assumiu a direção de várias escolas de música, nomeadamente o Conservatório Nacional de Lisboa, o Orfeão de Leiria e a Escola de Artes SAMP em Pousos. É especialmente a partir desta sua aldeia natal que desenvolve, desde 1992, projetos de educação e produção artística para a primeira infância, de que se destacam Berço das Artes, Músicos de Fraldas, Concertos para Bebés e Pinhal das Artes. Tem vindo a interessar-se mais recentemente pelas práticas artísticas com a comunidade, de que sobressaem projetos como Ópera na Prisão, com reclusos, Novas Primaveras para pessoas idosas, Il Trovatore ou os Roma do Lis com comunidades de etnia cigana. Foi membro fundador, e integrou o primeiro Conselho Científico, do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa – FCSH, tendo publicado como etnomusicólogo em várias revistas da especialidade.

Oradora principal do painel,
apresentação conjunta
com Tiago Mota Saraiva

Working with the 99% + ateliermob

Paula Miranda é arquiteta (FAUTL). Trabalhou na empresa JLCG arquitectos Lda. (João Luís Carrilho da Graça) tendo participado em diversos projetos entre 2001 e 2015. No ateliermob coordenou em 2016 os projetos desenvolvidos no decurso de processos participativos com as Associações de Moradores dos Bairros Prodac Norte e Sul e o Projeto para a Promoção da Acessibilidade Pedonal em Lisboa Oriental e entre 2017 e 2018 a participação do ateliermob no Mapeamento da Herança Cultural na Av. Almirante Reis, projeto piloto desenvolvido no âmbito do programa STEPS promovido pelo Conselho da Europa. É cooperante da Cooperativa “Trabalhar com os 99%, Crl” onde se destaca a participação na equipa de apoio técnico à Fundação Calouste Gulbenkian na recuperação de habitações após o incêndio de Pedrógão Grande e, com a Equipa do Plano de Acessibilidade Pedonal da Câmara de Lisboa, a elaboração de Revisão de Boas Práticas para a Promoção da Segurança da Mulher no Espaço Público. Entre outros projetos em curso, coordena o projeto inovador e experimental na área social “Trabalhar com os 99%” onde se presta apoio técnico de arquitetura em sete bairros de Lisboa.

Orador principal do painel,
apresentação conjunta
com Paula Miranda

Working with the 99% + ateliermob

Tiago Mota Saraiva é arquiteto (FAUTL) com Especialização em Arquitectura, Território e Memória (FCTUC). Desde 1995, trabalhou em diversos gabinetes em Lisboa, Roma e Vicenza e foi Professor Auxiliar convidado na Universidade Moderna e na FAUTL. Membro da Ordem dos Arquitectos desde 2001, fez parte da Comissão Executiva (2003-2007) e foi tesoureiro nacional (2005-2007). Membro da comissão de organização do Ano Nacional da Arquitectura Portuguesa em 2003 e curador, entre outros, da International Celebration of Cities Competition, organizada pela UIA. Delegado português no Congresso da International Union of Architects de 2005 em Istambul, Turquia. Actualmente é sócio-gerente do ateliermob – arquitectura, design e urbanismo lda., onde exerce atividade desde a sua constituição em 2005, dirigente da cooperativa “Trabalhar com os 99%” Crl, e membro da cooperativa de iniciativa local Sou Largo Crl. Integra a direção da associação europeia de "city makers" re:Kreators, Placemaking Europe Leader, membro do conselho editorial do Le Monde Diplomatique - edição Portuguesa e da coordenação nacional do programa governamental “bairros Saudáveis”. Desde 2019 é professor convidado na FAUL.

datas
importantes

15 setembro 2022

Submissão de resumos.

Data-limite final.

Modelo >

Submeter >

10 novembro 2022

Submissão de artigo para revisão por pares.
(1ª ronda).

Modelo >

Submeter >

15 dezembro 2022

Submissão de artigo após correções.
(2ª ronda).

Submeter >

registo

Taxa de participante—investigador/professor 150€.

Taxa de participante—estudante 100€.

Taxa para o público em geral 25€
(apenas para assistir à sessão principal).

Inscrição gratuita para os estudantes:
UÉvora, FBAUL, IADE-UEuropeia, NOVAFCSH

Inscrição gratuita para os investigadores:
CHAIA, CIEBA, UNIDCOM, CICS.NOVA

Link para registo >

Instruções >

livro

Um livro editado pela organização da conferência e publicado pela Caleidoscópio será lançado durante os dias da conferência no Museu Nacional de Arte Contemporânea. Terá uma versão impressa e uma versão em e-book em acesso aberto.

O livro Cross Media Arts 2023 terá os artigos apresentados pelos participantes nas sessões paralelas da conferência. Esta publicação terá também uma secção especial para os oradores principais do painel e o moderador, que são convidados a escrever um artigo.

XMA18 book cover

publicação anterior

A primeira publicação da Cross Media Arts, de 2018, está disponível gratuitamente. O livro resultou da primeira conferência, em 2016, com o tema Artes Sociais e Transdisciplinaridade, realizada em Évora, a 24 e 25 de Junho, na Fundação Eugénio de Almeida.

Link para descarregar >

comité científico

Ana Carceller

Facultad de Bellas Artes Cuenca, Universidad de Castilla-La Mancha, Spain

Ana Gabriela Macedo

Universidade do Minho, Portugal

Ana Margarida Ferreira

IADE, Universidade Europeia, Portugal

Antonio Gorgel Pinto

IADE, Universidade Europeia, Portugal

Ana Thudichum Vasconcelos

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal

Carlos Rosa

IADE, Universidade Europeia, Portugal

Cristina Pratas Cruzeiro

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Domingo Adame Hernández

Universidad Veracruzana, Mexico

Gabriela Vaz Pinheiro

Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Portugal

Emília Duarte

IADE, Universidade Europeia, Portugal

Emília Ferreira

Museu Nacional de Arte Contemporânea

Fernando Moreira da Silva

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal

Helena Cabello

Facultad de Bellas Artes Cuenca, Universidad de Castilla-La Mancha, Spain

Helena Elias

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal

Hugo Cruz

CIIE–Universidade do Porto
CHAIA–Universidade de Évora, Portugal

Inês Lima Rodrigues

DINÂMIA'CET–ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Inês Veiga

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal

Isabel Bezelga

Escola de Artes da Universidade de Évora, Portugal

Jane Gilmor

Mount Mercy University, Cedar Rapids, Iowa, USA

João Batalheiro Ferreira

IADE, Universidade Europeia, Portugal

Luís Baptista

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Manuel Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Marco Neves

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal

Mario Kong

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal

Mónica Pacheco

ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Patrícia Gouveia

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal

Paula Reaes Pinto

Escola de Artes da Universidade de Évora, Portugal

Paulo Simões Rodrigues

Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, Portugal

Ramon Santana de Aguiar

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Renata Porto

Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Rita Assoreira Almendra

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal

Rodrigo Hernandez-Ramirez

IADE, Universidade Europeia, Portugal

S Chandrasekaran

Lasalle College of the Arts, Singapura

Sérgio Vicente

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal

Sofia Ponte

IADE, Universidade Europeia, Portugal

Şölen Kipöz

Izmir University of Economics, Turkey

Teresa Franqueira

Universidade de Aveiro, Portugal

Teresa Veiga Furtado

Escola de Artes da Universidade de Évora, Portugal

Tiago Porteiro

Universidade do Minho, Portugal

Tom Bieling

HfG Offenbach University of Art and Design, Germany

Vitor Gomes

Escola de Artes da Universidade de Évora, Portugal

coordenação

Paula Reaes Pinto (Ed.)

Escola de Artes da Universidade de Évora
Portugal

Antonio Gorgel Pinto (Ed.)

IADE, Universidade Europeia
Portugal

Sérgio Vicente (Ed.)

Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Portugal

organização

CHAIA
Universidade de Évora
Portugal

UNIDCOM
IADE, Universidade Europeia
Portugal

CIEBA
Universidade de Lisboa
Portugal

contacto

xmediarts23@uevora.pt

xma23 support